O Aimplas (Instituto Tecnológico del Plástico), sediado na Espanha, está coordenando o projeto Microplast, que tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia padronizada para detectar microplásticos em estações de tratamento de águas residuais urbanas e industriais.

 

De acordo com o instituto, o projeto responderá à crescente preocupação com a existência de partículas de plástico medindo menos de 5 mm (denominadas microplásticos) no meio ambiente. A ideia central do projeto é antecipar a legislação sobre essas partículas, a qual pode ser aprovada em um futuro próximo. Seu objetivo é, portanto, duplo. Primeiro, desenvolver uma metodologia padronizada para quantificar a presença de microplásticos em efluentes em estações de tratamento urbano e em água industrial em usinas-piloto de reciclagem, o que ajudará a esclarecer a situação atual e possibilitará avaliar a eficiência de diferentes métodos de filtragem. E segundo, desenvolver duas tecnologias diferentes para o tratamento de planta-piloto utilizando filtros de areia e carbono, assim como reatores de membrana.

 

Além do instituto, o projeto conta com a participação da Universidade de Valência e da Águas de Valência, empresa responsável pelo tratamento e distribuição de água potável da cidade espanhola.

 

#microplastico #tratamentodeagua #particulas



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Expansores para PVC são testados por fornecedora de compostos

Empresa paulista compartilha informações sobre testes feitos internamente com agentes expansores para PVC.

18/04/2024