A divisão Food + Beverage da norte-americana Aptar desenvolveu no Brasil uma nova tampa modelo flip-top para embalagens invertidas chamada Volcano, com válvula dispensadora.

 

A companhia criou a Volcano idealizando um projeto em prol da redução de massa da tampa que, de acordo com a empresa, possui 7,5 gramas, frente à média de mercado que está na faixa de 10 gramas. Segundo Paulo Pazinatto, presidente da Aptar Food + Beverage da América Latina, o processo de produção da tampa foi projetado para diminuir os gastos energéticos. Somado à redução de material, ele propicia ao longo do ciclo produtivo uma diminuição de 39% da emissão de carbono em comparação com a versão anterior.

 

Fabricada com polipropileno (PP), ela pode ser empregada em frascos com rosca 28 mm e é recomendada para condimentos como, por exemplo, ketchup, mostarda, maionese, molhos para salada, geleias e mel. A tampa modelo flip-top está disponível nas cores padrão branco, preto e verde, e possui uma válvula de silicone com tecnologia exclusiva. A solução conta com controle de fluxo através da válvula SimpliSqueeze, que permite a liberação precisa do produto, evitando vazamento ou derramamento mesmo quando aberta.

 

Além disso, sem deixar de lado a sustentabilidade, a válvula emprega um material chamado comercialmente de Swimming Silicone, uma formulação proprietária da Aptar que faz com que o silicone flutue durante a passagem pelo tanque de água no processo de reciclagem, separando-se dos demais materiais da embalagem como o PET e o PP, por exemplo. De acordo com a Aptar, esse recurso torna a reciclagem do conjunto mais efetiva e contribui para que o produto atenda aos requisitos da economia circular.

 

#tampafliptop #pp #resinapet #valvuladesilicone



Mais Notícias PI



Aberto o credenciamento para a Fispal

Nova edição acontece em junho e comemora 40 anos da feira voltada para o setor de alimentos, com a expectativa de receber 44 mil visitantes.

12/03/2024


Embalagens e sustentabilidade serão tema de workshop em SP

O Instituto de Embalagens vai realizar palestras no auditório da CNI em que os participantes poderão ver na prática soluções discutidas durante sessões sobre análise do ciclo de vida de embalagens e atualização de tecnologias para a reciclagem, entre outros temas.

12/03/2024


Embalagens para impermeabilizantes agora em versões feitas com PCR

Linha de baldes fabricados com plásticos pós-consumo passou a ser usada para acondicionar produtos da marca Quartzolit.

08/02/2024