Em estudo recente, a Universidade Wageningen & Research (WUR), na Holanda, analisou o ciclo de vida de embalagem compostáveis contendo bioplásticos em uma instalação industrial de tratamento de resíduos orgânicos em larga escala, observando que os produtos certificados de acordo com a norma europeia EN13432 são decompostos em no máximo 22 dias.

 

Encomendado pelo Ministério Holandês de Assuntos Econômicos e de Política do Clima (EZK), o estudo mostra que os objetos testados têm a mesma taxa de desintegração e degradação que os resíduos orgânicos comuns ou são ainda mais rápidos. “Precisamos de mais pesquisas desse tipo, conduzidas por instituições independentes e renomadas ”, afirmou François de Bie, presidente da European Bioplastics, que reúne fabricantes do material.

 

O principal objetivo do estudo foi reunir dados empíricos sobre a taxa de desintegração de produtos compostáveis e avaliar se ela é compatível com as práticas atuais de tratamento de resíduos orgânicos. Foram analisados nove produtos plásticos compostáveis, incluindo sacos de coleta de resíduos orgânicos, vasos de plantas, saquinhos de chá, almofadas de café, cápsulas de café e rótulos de frutas. “Estudamos como o plástico compostável se comporta e chegamos à conclusão de que ele pode ser bem processado no atual sistema holandês para o tratamento de resíduos orgânicos municipais separados por origem”, afirmou Maarten van der Zee, co-autor do estudo.

 

Após o primeiro ciclo de tratamento de resíduos, de apenas 11 dias, o vaso de PLA se desintegrou completamente. “Isso é significativamente mais rápido do que o papel e a maioria do material orgânico, incluindo casca de laranja e casca de banana (os materiais de referência), que precisaram de mais tempo ” comentou de Bie. O saquinho de chá feito em PLA também se desintegrou com sucesso em 22 dias.

 

O presidente da instituição acrescentou que "todas as partes interessadas envolvidas no negócio, sejam gerentes de resíduos, indústria ou legisladores, agora têm a prova de que os plásticos compostáveis ​certificados realmente entregam o que prometem".

 

 

Na foto, saquinhos de chá de papel compostável / PLA certificado EN13432 para mudas - antes e após 22 dias de compostagem em uma instalação de compostagem industrial

 

 

#bioplásticos #bioplastics #plásticos_biodegradáveis #biodegradable_plastics

 

 



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Expansores para PVC são testados por fornecedora de compostos

Empresa paulista compartilha informações sobre testes feitos internamente com agentes expansores para PVC.

18/04/2024