A BeAM, fabricante francesa de máquinas para manufatura aditiva pelo processo DED (direct energy deposition) efetivou uma parceria com a alemã Siemens para a instalação do comando numérico Sinumerik One em seus equipamentos, tendo em vista fechar o ciclo na cadeia digital de fabricação.

 

Essa relação lógica permite conectar recursos de simulação de processo e deposição de material, abrindo novas possibilidades para os clientes industriais que planejam integrar a manufatura aditiva aos seus processos produtivos.

 

Os primeiros modelos a serem equipados com o CNC foram os do módulo 250, mas o plano é que todas as versões de máquinas da BeAM passem a ter o CNC incorporado, com a recíproca implementação dos recursos das máquinas da BeAM nas soluções de fabricação aditiva da plataforma Digital Enterprise da Siemens, que dispõe de recursos para auxiliar empresas em seu processo de transformação digital.

 

Também faz parte do plano a cooperação relativa a ferramentas de gerenciamento de dados, implementação de sistemas MES, controle de processo e demais recursos do portfólio digital da Siemens, tendo em vista apoiar a chegada da manufatura aditiva ao ambiente industrial, seja como uma opção de processo ou como meio complementar para a fabricação de peças híbridas.

 

A Siemens havia anunciado em maio último a execução de modificações no controlador Sinumerik One visando à sua adaptação às máquinas da BeAM. Entre os recursos que ele torna disponíveis estão o mapeamento virtual de todo o desenvolvimento por meio da criação de um gêmeo digital do projeto em questão, além do controle e automatização de vários sistemas envolvidos em um processo de produção.

 

Agora associado aos recursos da manufatura aditiva, o controlador permite simular a programação, configuração e operação de uma máquina antes do comissionamento, o que torna mais seguro e previsível o início da fabricação e até mesmo a decisão de um determinado investimento, tendo em vista a possibilidade de avaliar processos ainda na fase de desenvolvimento de produtos.

 

#manufaturaaditiva #software #plastic #sistemames



Mais Notícias PI



3D CRIAR inicia a fabricação de filamentos de alto desempenho

Atender às necessidades do setor de assistência à produção fez com que a empresa optasse por fabricar localmente os filamentos de alto desempenho que utiliza em suas atividades.

13/12/2023


Instituto Mauá inaugura espaço para projetos multidisciplinares

Fab Lab Móvel é o nome da unidade recém-inaugurada, que faz parte de uma rede global de desenvolvimento de projetos que incluem a cultura maker.

06/10/2023


Manufatura aditiva de polímeros será tema de curso

ABPol promove o curso “Princípios de manufatura aditiva de polímeros”, que será ministrado por professores da UFSCar e do IFSP.

19/09/2023