PVC - Insumos



As empresas listadas neste guia fornecem insumos necessários ao processamento de PVC, em suas versões rígida e flexível.




O guia do PVC

Tendo como grande consumidor o segmento de construção civil, o PVC é a solução ideal para a moldagem de itens como forros, perfis, janelas, revestimentos de fios e cabos, tubos e conexões, que se beneficiam de características como leveza, resistência térmica e a intempéries e, sobretudo, do fato de o material ser autoextinguível, ou seja, ele impede a propagação de chama. Suas características também são desejáveis no setor de brinquedos, na área médica e de embalagens.
A necessidade de formular e aditivar o PVC para que ele fique pronto para ser moldado faz com que os insumos tenham um papel fundamental. A recente atualização da NBR 14285, para fabricação de forros e perfis, por exemplo – que estabelece requisitos de desempenho e durabilidade, métodos de ensaio e procedimentos de estocagem –, tem exigido dos fabricantes o melhoramento da resina, com uma maior capacidade de incorporação de cargas sem prejuízo de seu desempenho.
Já o capítulo “estabilizantes térmicos” desde 2002 tem sido alvo dos esforços de desenvolvimento dos fabricantes de aditivos e dos formuladores de compostos, tendo em vista a necessidade de substituição dos agentes à base de metais pesados (notadamente cádmio e sais de chumbo), em favor de elementos não tóxicos. Neste quesito, de acordo com dados do Instituto do PVC, o mercado brasileiro já converteu praticamente toda a sua base para os estabilizantes à base de Ca/Zn, havendo apenas um montante residual próximo de 2,6% a ser substituído. Isso praticamente iguala os índices da indústria brasileira aos de países europeus neste quesito.
Confira a seguir quem são os fornecedores da matéria-prima, de compostos e de aditivos para uso em formulações de PVC.







Compartilhe:


pvc, policloreto vinila, cloreto polivinila, resina, aditivo, fabricante, importador, pvc homopolimero, pvc copolimero, cpvc, composto pvc rigido, composto pvc flexivel, nanocomposto pvc, blenda pvc, estabilizante, plastificante, agente expansão, antibloqueio, antiestatico, antifogging, antioxidante, absorvedor uv, auxiliar processamento, biocida, carga inerte, carga reforçadora, deslizante, desmoldante, espessante, lubrificante, modificador fluxo, modificador impacto, pigmento, promotor adesão, redutor viscosidade, retardante chamas, solvente


Voltar