Prêmio Qualidade 2019


O levantamento, realizado há 39 anos, aponta as marcas de produtos e equipamentos para instalações elétricas e de iluminação que desfrutam de melhor imagem junto ao consumidor especializado, formado por profissionais de eletricidade, os quais rotineiramente utilizam e especificam tais materiais elétricos.

da Redação de EM

A pesquisa “Prêmio Qualidade” identifica entre engenheiros, técnicos, tecnólogos e eletricistas as marcas de materiais e equipamentos utilizados em instalações e sistemas elétricos, alimentação elétrica e instalações de iluminação mais associadas ao conceito de qualidade. Pela capacitação e experiência, esses profissionais de eletricidade estão habilitados a opinar sobre os produtos pesquisados, uma vez que lidam no dia a dia e, na maioria das vezes, escolherem ou no mínimo influenciarem a decisão de compra desses itens. Eles atuam em empresas de todas as atividades (indústrias, comércios, órgãos e empresas de administração pública, companhias de energia elétrica, etc.) como usuários finais, sendo responsáveis pela manutenção e/ou operação dos sistemas elétricos nesses locais, ou como especificadores em empresas de serviços técnicos especializados (projetos, consultoria, montagens e manutenção).
Para realizar o levantamento, EM enviou aos profissionais com perfil adequado em seu cadastro de leitores um questionário com uma pergunta: “Qual é, em sua opinião, a marca de melhor qualidade de cada um dos produtos listados?”, seguida de uma lista de 58 itens normalmente utilizados em instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais, como quadros de distribuição, sistemas de para-raios prediais, motores elétricos de indução, plugues e tomadas, eletrocalhas, eletrodutos, CCMs, etc. Em cada produto, havia um espaço para que o pesquisado ali escrevesse o nome da marca. O questionário não conteve estímulo de qualquer natureza, como lista de opções ou sugestões de nomes, de modo a capturar respostas absolutamente espontâneas.
Os resultados da pesquisa são apresentados em tabelas, uma para cada produto pesquisado.
Cada tabela tem um universo específico, isto é, o número de questionários, dentre o total de 970 recebidos, com indicações para o produto em questão, pois os consultados foram orientados a responder apenas sobre os itens da lista com os quais tivessem experiência real, no uso ou na especificação. Desta forma, os volumes de indicações a cada marca são dados em porcentagem dos respectivos universos. Os volumes de indicações obtidos pelas marcas em 2019 e 2018, dispostos lado a lado nas tabelas, permitem avaliar a evolução das marcas no conceito do consumidor especializado de um ano para outro.
Muitas vezes, os consultados indicaram mais de uma marca para um mesmo produto, por considerá-las iguais em termos de qualidade. Nessas situações, todas as marcas indicadas são consideradas. E é por isso que, em algumas tabelas, as somas dos percentuais de todas as marcas listadas é maior do que 100%. Por outro lado, há casos em que a soma dos percentuais de indicações atribuídas a cada marca resulta menor do que 100%, pois nem todas as marcas citadas figuram nas tabelas, haja vista que, por razões de espaço, adotou-se o critério de excluir da apresentação as que não obtiveram no mínimo 2% das indicações do universo respectivo.
Os percentuais de indicações de marcas que, por vários motivos, fundiram-se ou incorporaram-se a outras, mas foram mantidas pelo novo controlador ou mesmo as extintas, foram somados, constando na tabela apenas o nome da marca principal.
Nota-se ainda que em alguns itens houve empates entre duas ou mais marcas na primeira colocação. Há casos em que, dada a proximidade entre os percentuais obtidos, o empate é evidente. Em outros, nem tanto, e nestes aplicou-se análise estatística das proporções, realizada com um programa de computador especialmente desenvolvido para os objetivos da pesquisa.
A pesquisa fornece ainda informações adicionais, como as dez marcas mais indicadas no universo total e os produtos de uso mais difundido entre os profissionais consultados, além de uma lista com o resumo dos vencedores. É apresentada também a lista com os nomes das empresas, órgãos e entidades em que os profissionais consultados trabalham.