Prêmio Qualidade 2017

O levantamento aponta as marcas de produtos e equipamentos para instalações elétricas e de iluminação consideradas de maior qualidade pelo público especializado e sua evolução ao longo do tempo

da Redação de EM

A pesquisa “Prêmio Qualidade”, realizada há 37 anos pela revista Eletricidade Moderna, indica as marcas de materiais e equipamentos utilizados em instalações e sistemas elétricos, alimentação elétrica e instalações de iluminação mais associadas ao conceito de qualidade pelo universo dos profissionais de eletricidade, os quais lidam no dia a dia com tais produtos e, na maioria das vezes, escolhem ou no mínimo influenciam a decisão de compra desses itens. Tais profissionais (engenheiros, técnicos, tecnólogos e eletricistas) atuam em empresas de todas as atividades (indústrias, comércios, órgãos e empresas de administração pública, companhias de energia elétrica, etc.) como usuários finais, sendo responsáveis pela manutenção e/ou operação dos sistemas elétricos nesses locais, ou como especificadores em empresas de serviços técnicos especializados (projetos, consultoria, montagens e manutenção). São, enfim, formadores de opinião nesse segmento.
Este ano, responderam à pesquisa 775 profissionais de eletricidade de todo o Brasil. Para realizar o levantamento, EM seleciona em seu cadastro de leitores nomes com o perfil adequado e a eles envia um questionário contendo a relação de 65 produtos que são normalmente utilizados em instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais (como quadros de distribuição, sistemas de para-raios prediais, motores elétricos de indução, plugues e tomadas, eletrocalhas, eletrodutos, CCMs, etc.) e uma pergunta: “Qual é, em sua opinião, a marca de melhor qualidade de cada um dos produtos listados?”. Vale reforçar que o questionário não contém estímulos de qualquer natureza, como lista de opções ou sugestões de nomes.
Os resultados são apresentados em tabelas, uma para cada produto pesquisado. Elas fornecem os volumes de indicações obtidos pelas marcas em 2017 e também em 2016. Dispostas lado a lado, essas duas porcentagens permitem avaliar a evolução das marcas no conceito do consumidor especializado de um ano para outro.
Cada tabela tem um universo específico, isto é, o número de questionários, dentre o total de 775 recebidos, com indicações para o produto em questão, pois os consultados foram orientados a responder apenas sobre os itens da lista com os quais tivessem experiência real, no uso ou na especificação. Desta forma, os volumes de indicações recebidas por cada marca são dados em porcentagem dos respectivos universos.
Muitas vezes, os consultados indicaram mais de uma marca para um mesmo produto, por considerá-las iguais em termos de qualidade. Nessas situações, todas as marcas indicadas são consideradas. E é por isso que, em algumas tabelas, as somas dos percentuais de todas as marcas listadas é maior do que 100%. Por outro lado, há casos em que a soma dos percentuais de indicações atribuídas a cada marca resulta menor do que 100%, pois nem todas as marcas citadas figuram nas tabelas, haja vista que, por razões de espaço, adotou-se o critério de excluir da apresentação as que não obtiveram no mínimo 2% das indicações do universo respectivo.
Em várias tabelas, há linhas com mais de uma marca, separadas por barra (/). Essas linhas indicam marcas utilizadas ao longo do tempo por empresas que, por vários motivos, fundiram-se ou incorporaram-se a outras. Em alguns casos, a marca é mantida pelo novo controlador. Mas há casos em que, mesmo extintas, as marcas continuam vivas na mente do consumidor a ponto de serem indicadas na pesquisa. E como “Prêmio Qualidade” é um levantamento sobre a força de marcas, essa permanência é um dos fenômenos mais importantes detectados. Nesses casos, os percentuais de indicações são somados e todos os nomes aparecem na respectiva linha — inclusive com o cuidado de fazer constar, em primeiro lugar, o nome que recebeu mais indicações, seguido do segundo mais apontado e assim por diante.
Nota-se ainda que em alguns itens houve empates entre duas ou mais marcas na primeira colocação. Há casos em que, dada a proximidade entre os percentuais obtidos, o empate é evidente. Em outros, nem tanto, e nestes aplicou-se análise estatística das proporções, realizada com um programa de computador especialmente desenvolvido para os objetivos da pesquisa.
A pesquisa fornece ainda uma lista com o resumo dos vencedores e informações adicionais, como as dez marcas mais indicadas no universo total e os produtos de uso mais difundido entre os profissionais consultados, além da lista com os nomes das empresas, órgãos e entidades em que esses profissionais trabalham.