Os Produtos do Ano
2018

Veja aqui as marcas de dezenas de produtos para instalações elétricas e de iluminação apontadas este ano pelos revendedores do setor como as mais vendidas sem seus estabelecimentos.

da Redação de EM

Os desafios impostos ao trabalho de vendas são muitos e diversificados, desde a prospecção de clientes até o fechamento de negócios, passando por todas as etapas do planejamento de vendas. E a cada dia surgem novos e instigantes obstáculos na área, a exigir ferramentas eficazes de suporte à análise. Pesquisas de mercado podem ser grandes aliadas para enfrentar a concorrência. Muitas empresas as contratam para orientar tomadas de decisão, embasar planejamentos estratégicos, potencializar estratégias de marketing e motivar públicos internos. São, portanto, instrumentos excelentes e trazem insights fundamentais, e por isso muito valorizadas pelo mercado.
A pesquisa de EM “Os Produtos do Ano” guarda para com as pesquisas de mercado encomendadas uma semelhança virtuosa: é um termômetro real e eficaz do desempenho das empresas de produtos elétricos em seu canal mais emblemático, isto é, a revenda. Desde 1978, aponta as marcas de material de instalações elétricas e de iluminação mais vendidas no comércio especializado. Como diferença em relação à maioria das pesquisas mencionadas, tem como objeto não um único item ou um grupo restrito de itens, mas nada menos que 51 produtos de uso corrente em instalações elétricas, como componentes para linhas elétricas, dispositivos de comando e proteção, lâmpadas LED, luminárias, componentes de sistemas de aterramento e proteção contra descargas atmosféricas, caixas, quadros e vários outros.
O ponto de partida para a pesquisa é um questionário enviado por EM a revendedores de material elétrico espalhados pelo País. Apresentando a relação dos 51 produtos pesquisados, o questionário pergunta ao comerciante, objetivamente, para cada item da lista: 1) Que marcas são comercializadas no seu estabelecimento?; e 2) Qual(is) delas é(são) a(s) mais vendida(s)? E as respostas são absolutamente espontâneas, sem estímulos do tipo múltipla escolha ou outro qualquer.
Os resultados obtidos pelas marcas são apresentados na forma de tabelas, uma para cada produto pesquisado. Essas tabelas mostram, para cada marca: na coluna da esquerda, a proporção de revendedores que declararam ser aquela a marca mais vendida em seu estabelecimento; e, na coluna da direita, a proporção de revendedores que declararam comercializar a marca. Dessa forma, pode-se conhecer o percentual de lojas em que determinada marca lidera as vendas, e ainda o percentual de revendas em que a marca está presente, seja ou não a mais vendida. Vale ressaltar que, como normalmente as lojas trabalham com mais de uma marca de um mesmo produto, não é incomum a soma dos percentuais da coluna “Total de revendedores que comercializam a marca” resultar maior que 100%.
Por outro lado, as tabelas podem não trazer todas as marcas citadas pelos revendedores, por razões de espaço. Assim, são excluídas da apresentação as que não atingiram pelo menos 2% de indicações como marca mais vendida, em relação ao universo do produto — cada tabela tem seu universo, correspondente ao número de revendedores, dentre os pesquisados, que declaram comercializar aquele produto especifico. E as porcentagens apresentadas referem-se a este universo em particular, e não ao universo total (número de respostas) do levantamento. Os resultados também mostram os volumes de indicações recebidos pelas marcas na pesquisa de 2017, permitindo, assim, visualizar sua evolução no período.
Em alguns itens, verificam-se empates entre duas ou mais marcas na primeira colocação como mais vendida. Há casos de percentuais de indicações muito próximos e o empate, evidente. Mas houve situações em que foi necessário empregar análise estatística das proporções, por meio de um programa especialmente desenvolvido para os objetivos da pesquisa. Uma tabela resume, para todos os itens da pesquisa, as marcas indicadas como mais vendidas, inclusive os empates.
“Os Produtos do Ano” permite ainda compilar outras informações sobre o mercado de material elétrico: o desempenho das marcas em relação ao universo total da pesquisa e os produtos e marcas mais presentes nas lojas, além da distribuição geográfica dos revendedores consultados. Está disponível aqui também a relação dos revendedores e distribuidores que responderam à pesquisa de 2018, com as localidades em que estão sediados.