Barramentos blindados



O levantamento traz as características de linhas elétricas pré-fabricadas fornecidas no mercado nacional por fabricantes locais ou representantes exclusivos. São dadas as especificações de barramentos de média e baixa tensão, tais como os valores nominais de tensão, corrente e corrente suportável, NBI, material dos condutores e do acabamento, configurações, normas aplicáveis e outras.




Confiabilidade, segurança ganho de espaço, redução de custos e outros atributos são apontados como vantagens do uso de barramentos blindados nas instalações. Identificados genericamente na NBR 5410 (em 6.2.2.3) como linhas pré-fabricadas, os “busways”, como são conhecidos (e também “bus ducts” e outras denominações estrangeiras), estão ampliando seu espaço no mercado. Nascidos na indústria automobilística norte-americana nas primeiras décadas do século passado e chegados às indústrias brasileiras nos anos 50, os barramentos blindados hoje ex-trapolaram sua aplicação tradicional. Têm sido usados há tempos, por exemplo, em prumadas de edifícios, sejam eles de uso individual (ocupados por uma única corporação, por exemplo), sejam mesmo de uso coletivo, aplicação esta que foi impulsionada pelas tecnologias de medição distribuída e telemedição.

Visando a auxiliar os especificadores, este Guia lista os produtos ofertados por diversas empresas no mercado brasileiro, iniciando com os bar ramentos blindados de média tensão, abaixo, e seguindo com os de baixa tensão, na página seguinte. São dadas as caraterísticas dos produtos, normas a que atendem e os números de atendimento dos fornecedores, para facilitar a seleção pelos interessados.






Compartilhe:

barramento blindado pre-fabricado, fabricante, importador, tensão nominal v ca, corrente nominal a, corrente
suportavel nominal (1s) ka (icw), nivel basico impulso kv, temperatura ambiente min °c max °c, material: barra,
cobre, aluminio, involucro: aço, aluminio, acabamento: zincado, epoxi po, poliester po, grau proteção ip a ip, norma
tecnica: abnt, nbr, iec, baixa tensão, bt, configuração: barra espaçada, barra colada, ventilado, não ventilado, baixa
impedqncia, transmissão, sem caixa derivação, distribuição, com caixas derivação extraivel, barreira corta fogo min,
média tensão, configuração: fases isolada, fases segregada, fases não segregada

Voltar