Transformadores de potência e especiais



Apresentam-se detalhes da oferta de transformadores elétricos no mercado nacional, tanto de equipamentos destinados à indústria de energia elétrica (transmissão e distribuição) quanto para as instalações de utilização, como transformadores para fornos e para retificadores, além dos especiais, destinados a esquemas “IT médico”, os com capacidade para alimentação de cargas não lineares, etc.




Elementos centrais do processo de transporte e utilização de corrente alternada, e que na maioria das vezes são os equipamentos mais importantes e mais caros das instalações de energia elétrica, os transformadores têm aqui uma lista de 24 de seus fornecedores no País, com os detalhes dessa oferta, apresentada nas páginas a seguir, as quais trazem também os números de telefone dessas empresas para atendimento aos clientes.

No primeiro grupo, dos chamados transformadores de potência, constam em primeiro lugar os equipamentos para sistemas de transmissão de energia elétrica. Na sequência, estão os transformadores para fornos, que têm especificações diferenciadas para atender às exigências da aplicação e dos ambientes agressivos em que operam, os transformadores para retificadores, projetados para uso em processos como de eletrólise, galvanoplastia e outros que necessitam de corrente contínua, os transformadores de distribuição de energia em suas várias versões (poste, pedestal, etc.), e os transformadores para sistemas elétricos subterrâneos, cuja aplicação é prevista crescer significativamente no futuro próximo.

No grupo dos transformadores especiais, têm-se os equipamentos com fator k, que são projetados para alimentar instalações com forte presença de harmônicas, os transformadores para esquema IT-médico, que impõem exigências de alto nível de disponibilidade e segurança da alimentação elétrica, e os autotransformadores de partida, que reduzem a tensão aplicada aos enrolamentos do estator do motor de indução durante a partida, diminuindo os picos de corrente e evitando elevadas quedas de tensão.

A pesquisa abrange fabricantes, locais ou estrangeiros, que fornecem equipamentos de suas próprias marcas, e importadores exclusivos. O questionário de coleta de dados enviado às empresas alertava que aquelas que atuam tão somente como revendedoras dos itens do Guia não deveriam preenchê-lo.






Compartilhe:

transformador eletrico, fabricante, importador, transformador potencia, transmissão, forno, retificador,
distribuição, poste, pedestal , cabine, autoprotegido, subterraneo, isolação a seco encapsulada, potencia kva, tensão
primária kv, isolação oleo mineral, isolação oleo vegetal, transformador especial, fator k, sistema it-medico, potência
kva, tensão primária kv, autotransformador partida, potencia cv, tensão nominal v, fluido refrigerante, oleo mineral,
oleo vegetal, silicone

Voltar