Motores elétricos de alto rendimento


O levantamento apresenta uma lista de empresas fornecedoras de motores trifásicos de alto rendimento que atuam no mercado nacional com as características de sua oferta, como potência nominais, carcaça, classe de isolamento, grau de proteção, rendimento e as normas atendidas. Desde 2019, o Brasil tem um novo índice de rendimento mínimo dos motores elétricos: o novo padrão de mercado é o IR3, que garante maior eficiência, economia e competitividade para a indústria nacional. Os dados de rendimento, informados pelas próprias empresas listadas, referem-se a motores típicos na condição de 75% de carga.




Os motores elétricos respondem por cerca de 30% de toda a energia consumida no Brasil, de acordo com o PNEf Plano de Eficiência Energética, do MME Ministério de Minas e Energia. Diante disso, o aumento da eficiência energética desses equipamentos é cada vez mais importante, assim como a troca de motores antigos e ineficientes por modelos mais modernos, que atendam a padrões mínimos de eficiência.

O guia publicado a seguir detalha as características de motores elétricos de alto rendimento oferecidos por algumas empresas no mercado nacional, como tensão e potência nominais, carcaça, classe de isolamento, grau de proteção, rendimento, além das normas atendidas.

Os dados foram coletados por meio de questionário enviado aos fornecedores pela equipe de pesquisas da EM. O levantamento limitou-se a fabricantes e/ou representantes exclusivos no Brasil de marcas estrangeiras. Isto significa que a lista não abrange empresas que atuam unicamente como revendedoras de motores elétricos.









Compartilhe:


Voltar